quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que é Departamento Pessoal?

Departamento Pessoal é o setor responsável pelos funcionários da empresa, desde sua admissão até sua demissão. O D.P., como é conhecido, possui, basicamente, 3 setores com atribuições distintas: admissão, controle/manutenção e demissão.
O setor de admissão cuida da parte de recrutamento e seleção do funcionário,de acordo com as necessidades da empresa. Primeiro verifica-se o perfil profissiográfico (são todas as atribuições, características profissionais do empregado) que a empresa está procurando no futuro empregado. Depois inicia-se o processo de recrutamento e seleção, por meio de escolha de currículos e fazendo entrevistas e dinâmicas de grupo. Esse setor também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa, nos critérios administrativos e jurídicos. Esse setor deve registrar o empregado conforme legislação trabalhista vigente.
O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, bem como do controle da jornada de trabalho, salários, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de freqüencia e todas as rotinas trabalhistas.
Por último e não menos importante o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho do funcionário, elaborando sua rescisão do contrato de trabalho e representando a empresa nos órgãos oficiais do trabalho (DRT - Delegacia regional do Trabalho, sindicados, Jstiça do Trabalho, etc.).

5 comentários:

  1. Pessoal, tem uma empresa ótima pra comprar cestas de final de ano para os colaboradores. Chama-se Casas Máxima. Deem uma olhada no Facebook deles. www.facebook.com/casasmaxima.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada /o/\o/\o\
    Me ajudou muito em um trabalho de empreendedorismo xD

    ResponderExcluir
  3. Muito importante isso , seria bom se todos lessem !

    ResponderExcluir
  4. Muito importante isso , seria bom se todos lessem !

    ResponderExcluir